Carga Horária
Teórica por semana |
Prática por semana |
Créditos |
Duração |
Total |
3 |
3 |
8 |
15 semanas |
120 horas |
Docentes responsáveis
Marcos Sorrentino
Nathalia Cristina Costa do Nascimento
Objetivo
- Estimular e apoiar os participantes a desenvolverem conhecimentos no campo da educação e sobre o papel e possibilidades das IES (Instituições de Ensino Superior); - Proporcionar vivências, reflexões e análises sobre práticas docentes universitárias em distintas áreas de conhecimento; - Contribuir para os participantes elaborarem propostas de cursos que possam ser realizados em sua vida profissional.
Conteúdo
a) Relações professor/aluno: abordando estratégias e vivências que favoreçam a organização da participação dos alunos nas aulas e atividades; concepções de ensino-aprendizagem; desenvolvimento de aspectos éticos e atitudinais e reflexões sobre as transformações da Educação Superior ao longo do tempo. b) Aspectos organizativos: que diz respeito ao planejamento de ensino em seus diferentes níveis, envolvendo a definição de objetivos de ensino, conteúdos e materiais bibliográficos e/ou de apoio ao aprendizado, de acordo com o Projeto Pedagógico de curso. Elaboração de um “plano de ensino” de disciplina, contendo as estratégias didáticas propostas e a organização do espaço-tempo da aula c) Metodologias e recursos de ensino: conhecimento e aplicação de diferentes metodologias de ensino, entre elas as ativas, bem como recursos de ensino, inclusive digitais, de acordo com os objetivos educativos e contextos que se apresentam. d) Avaliação: proporcionar conhecimento e visão crítica sobre as diferentes concepções de avaliação, seleção de instrumentos e critérios avaliativos e suas relações com os objetivos educacionais previstos.
Bibliografia
Periódicos da área de Ensino Superior: Educação & Sociedade (Impresso); Enseñanza de las Ciencias; International Journal of Science Education; Science & Education (Dordrecht);Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências; ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1985. ______. Por uma educação romântica. Campinas, SP: Papirus, 2002. BARBOSA, Joaquim Gonçalves (coord.). Multirreferencialidade nas Ciências e na Educação. São Carlos: Editora UFSCAR, 1998. BECKER, Howard S. Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Hucitec, 1999. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pergunta a várias mãos. São Paulo: Cortez, 2003. Biazoti, A.R., Sorrentino, M. Political engagement in urban agriculture: power to act in community gardens of São Paulo [Article@Engajamento político na agricultura urbana: potência de agir nas hortas comunitárias de São Paulo] [Article@Participación política en la agricultura urbana: poder de actuar en huertos comunitarios en São Paulo](2022) Ambiente e Sociedade, 25, art. no. E0056. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997. FREITAS, Luis Carlos de. Critica da Organização do Trabalho Pedagógico e da Didática. Campinas, SP: Papirus, 2005. GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Práxis. In: Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras (es) Ambientais e Coletivos Educadores. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria Executiva. Diretoria de Educação Ambiental. Brasília, 2005. GIL, Antonio Carlos. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2008. MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2000. RIBEIRO, Luis R. de Camargo. Aprendizagem Baseada em Problemas PBL: uma experiência no ensino superior. São Carlos: EDUFSCar, 2008. SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1997. ______. Um Discurso sobre as Ciências. Porto: Edições Afrontamento, 2002. SANTOS, Cláudia Coelho; COSTA-PINTO, Alessandra Buonavoglia. Potência de Ação. In: FERRARO JÚNIOR, Luiz Antonio (org.). Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005. p.295-302. SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez, 1991. SAWAIA, Bader. Participação Social e Subjetividade. In: SORRENTINO, M. (coord.). Ambientalismo e Participação na Contemporaneidade. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2001. p.114-134. SORRENTINO, Marcos. De Tbilisi a Thessaloniki: a educação ambiental no Brasil. In: QUINTAS, J. S. (org.). Pensando e praticando a educação ambiental na gestão do meio ambiente, volume 3. Brasília: Ibama, 2000. p.105-114. (Coleção Meio Ambiente, Série Educação Ambiental). C. Borges; D. Hunger & S. Souza Neto. Conceitos de didática: depoimentos de docentes universitários da área de Educação Física. Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p.228-235, abr./jun. 2009 HTTP://meuartigo.brasilescola.com/educacao/a-eficacia-didatica-ensino-superior.htm, de Julio Moreira do Santos Neto, acessado 30/10/2012. MELO, Alessandro de; URBANETZ S. Terezinha. Fundamentos de didática. Curitiba: Ibpex, 2008.