Carga Horária
Teórica por semana |
Prática por semana |
Créditos |
Duração |
Total |
3 |
2 |
8 |
15 semanas |
120 horas |
Docentes responsáveis
Nathalia Cristina Costa do Nascimento
Objetivo
Fornecer uma compreensão abrangente das metodologias de pesquisa centradas em pessoas. Introduzir os alunos aos fundamentos teóricos da pesquisa social, permitindo-lhes compreender e contextualizar o conhecimento existente na área. Ajudar os alunos a desenvolver habilidades práticas, como elaboração de questionários, realização de entrevistas, análise de dados e redação de relatórios, que são essenciais para a condução de pesquisas empíricas.Abordar questões éticas fundamentais relacionadas à pesquisa com seres humanos, garantindo que os alunos estejam cientes dos princípios éticos e legais que regem a condução da pesquisa.
Conteúdo
1) Discutir diferentes tipos de conhecimento e o papel da academia na produção de conhecimento.2) Exploração das principais abordagens teóricas e metodológicas na pesquisa social. 3) Comparação entre métodos qualitativos e quantitativos de pesquisa. 4) Exploração das técnicas de coleta de dados qualitativos, incluindo entrevistas estruturadas, semiestruturadas e não estruturadas, e observação participante.5) Exploração das questões éticas envolvidas na pesquisa com seres humanos. 6) Exploração dos métodos para avaliar o impacto de intervenções sociais e programas 7) Análise do impacto das novas tecnologias na pesquisa social. 8) Orientação sobre o processo de submissão de
projetos de pesquisa ao comitê de ética em pesquisa.
Bibliografia
BRAUN, Virgínia; CLARKE, Victoria; GRAY, Debra. Coleta de dados qualitativos: Um guia prático para técnicas textuais, midiáticas e virtuais. Editora Vozes, 2019.
CRESWELL, John W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa-: Escolhendo entre Cinco Abordagens. Penso Editora, 2014.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa-3. Artmed editora, 2008.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Ediitora Atlas SA, 2008.
GUAZI, Taísa Scarpin. Diretrizes para o uso de entrevistas semiestruturadas em investigações científicas. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, v. 2, 2021.
LEITÃO, Carla. A entrevista como instrumento de pesquisa científica: planejamento, execução e análise. Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem qualitativa de Pesquisa, v. 3, 2021.
LONG, N. Development sociology: actor perspectives. London: Routledge, 2001.
MITCHELL, Mark; JOLLEY, Janina. Research design explained. Holt, Rinehart & Winston Inc, 1988.
MINEIRO, Márcia; DA SILVA, Mara A. Alves; FERREIRA, Lúcia Gracia. Pesquisa qualitativa e quantitativa: imbricação de múltiplos e complexos fatores das abordagens investigativas. Momento-Diálogos em Educação, v. 31, n. 03, p. 201-218, 2022.
MOURA, Diego Luz. Pesquisa qualitativa: um guia prático para pesquisadores iniciantes. Editora CRV, 2021.
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista práxis educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021.
SÁTYRO, Natália Guimarães Duarte; D'ALBUQUERQUE, Raquel Wanderley. O que é um Estudo de Caso e quais as suas potencialidades. Sociedade e Cultura, v. 23, 2020.
YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Penso Editora, 2016.