Disciplina - detalhe

LCF5401 - Metodologias de Pesquisa com Pessoas


Carga Horária

Teórica
por semana
Prática
por semana
Créditos
Duração
Total
3
2
8
15 semanas
120 horas

Docentes responsáveis
Nathalia Cristina Costa do Nascimento

Objetivo
Fornecer uma compreensão abrangente das metodologias de pesquisa centradas em pessoas. Introduzir os alunos aos fundamentos teóricos da pesquisa social, permitindo-lhes compreender e contextualizar o conhecimento existente na área. Ajudar os alunos a desenvolver habilidades práticas, como elaboração de questionários, realização de entrevistas, análise de dados e redação de relatórios, que são essenciais para a condução de pesquisas empíricas.Abordar questões éticas fundamentais relacionadas à pesquisa com seres humanos, garantindo que os alunos estejam cientes dos princípios éticos e legais que regem a condução da pesquisa.

Conteúdo
1) Discutir diferentes tipos de conhecimento e o papel da academia na produção de conhecimento.2) Exploração das principais abordagens teóricas e metodológicas na pesquisa social. 3) Comparação entre métodos qualitativos e quantitativos de pesquisa. 4) Exploração das técnicas de coleta de dados qualitativos, incluindo entrevistas estruturadas, semiestruturadas e não estruturadas, e observação participante.5) Exploração das questões éticas envolvidas na pesquisa com seres humanos. 6) Exploração dos métodos para avaliar o impacto de intervenções sociais e programas 7) Análise do impacto das novas tecnologias na pesquisa social. 8) Orientação sobre o processo de submissão de
projetos de pesquisa ao comitê de ética em pesquisa.

Bibliografia
BRAUN, Virgínia; CLARKE, Victoria; GRAY, Debra. Coleta de dados qualitativos: Um guia prático para técnicas textuais, midiáticas e virtuais. Editora Vozes, 2019.
CRESWELL, John W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa-: Escolhendo entre Cinco Abordagens. Penso Editora, 2014.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa-3. Artmed editora, 2008.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Ediitora Atlas SA, 2008.
GUAZI, Taísa Scarpin. Diretrizes para o uso de entrevistas semiestruturadas em investigações científicas. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, v. 2, 2021.
LEITÃO, Carla. A entrevista como instrumento de pesquisa científica: planejamento, execução e análise. Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem qualitativa de Pesquisa, v. 3, 2021.
LONG, N. Development sociology: actor perspectives. London: Routledge, 2001.
MITCHELL, Mark; JOLLEY, Janina. Research design explained. Holt, Rinehart & Winston Inc, 1988.
MINEIRO, Márcia; DA SILVA, Mara A. Alves; FERREIRA, Lúcia Gracia. Pesquisa qualitativa e quantitativa: imbricação de múltiplos e complexos fatores das abordagens investigativas. Momento-Diálogos em Educação, v. 31, n. 03, p. 201-218, 2022.
MOURA, Diego Luz. Pesquisa qualitativa: um guia prático para pesquisadores iniciantes. Editora CRV, 2021.
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista práxis educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021.
SÁTYRO, Natália Guimarães Duarte; D'ALBUQUERQUE, Raquel Wanderley. O que é um Estudo de Caso e quais as suas potencialidades. Sociedade e Cultura, v. 23, 2020.
YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Penso Editora, 2016.