Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado Fapesp no Grupo de Pesquisa “Agriculturas Emergentes e Alternativas” (Agremal) da Esalq/USP

Estão abertas as inscrições para seleção de Bolsista de Pós-Doutorado Fapesp no Grupo de Pesquisa “Agriculturas Emergentes e Alternativas” (Agremal) da Esalq/USP.

O projeto de pesquisa de pós-doutorado tem o objetivo de diagnosticar as ações e programas de desenvolvimento rural sustentável em assentamentos federais no estado de São Paulo, por meio de abordagens participativas junto às organizações comunitárias beneficiadas pelo Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS), bem como analisar perspectivas de aprimoramento e articulação de políticas públicas de apoio. Ao todo são 15 organizações comunitárias (cooperativas e associações de produtores) distribuídas em diferentes regiões do estado de São Paulo, nos municípios de Americana, Cosmópolis, Iperó, Guarantã, Itapetininga, Promissão, Serrana, Ribeirão Preto, Presidente Epitácio, Araçatuba, Sete Barras, Getulina, Pedro de Toledo e Mogi Mirim.

Entrevistas semiestruturadas, observação participante, turnês guiadas e visitas técnicas serão realizadas em assentamentos beneficiados para se avaliar o potencial de manutenção e continuidade dos Sistemas Agroflorestais implantados, bem como em agroindústrias e estabelecimentos comerciais em territórios de reforma agrária, como forma de estabelecer parâmetros para o aprimoramento de políticas públicas e processos de gestão pública vinculados. Análises dos registros e encaminhamentos de conferências públicas junto às instituições parceiras e associadas (INCRA e COPROCAM, respectivamente) também serão objetos da pesquisa.

Requisitos: 
- comprovar desempenho e produção científica na temática agrária, com experiência em pesquisa e extensão junto à agricultura familiar, nas áreas de desenvolvimento rural sustentável, agroecologia, sistemas agroflorestais e/ou políticas públicas vinculadas;
- disponibilidade para residência em Piracicaba/SP ou proximidades, viagens e trabalhos de campo;
- são desejáveis: experiências com assentamentos rurais de reforma agrária, desenvolvimento e aplicação de entrevistas, metodologias participativas e trabalho em equipe interdisciplinar;
- são diferenciais a habilidade de liderança em grupos de pesquisa e extensão e vivências de pesquisa no exterior.

Benefícios: Valor: R$ 12.000,00 mensais + reserva técnica conforme tabela FAPESP.

Inscrições: Os interessados podem se inscrever por meio do formulário on-line, anexando os seguintes documentos: Diploma ou Certificado de Doutorado em área correlata à temática do projeto; Carta de apresentação e interesse; Súmula curricular (conforme roteiro disponível em: www.fapesp.br/sumula); Produção acadêmica, até 14/09/2025.

Processo seletivo: a seleção do/a pesquisador/a será realizada pelo Prof. Dr. Paulo Eduardo Moruzzi Marques, pesquisador responsável pelo Projeto Temático, por meio da avaliação dos documentos e informações encaminhadas no formulário on-line, pontuando aqueles que melhor se adequarem às demandas e exigências do plano de trabalho da referida bolsa. Entrevistas poderão ser agendadas a posteriori.
- 08/09/2025 a 14/09/2025  - Período de inscrições on-line
- 16/09/2025 - Entrevistas (caso necessário)
- 17/09/2025 - Divulgação do Resultado preliminar
- 18/09/2025 a 19/09/2025 - Período Recursal
- 22/09/2025 - Divulgação do Resultado dos Recursos
- 22/09/2025 - Divulgação do Resultado Final

Edição 591