Professores, funcionários, alunos e convidados da ESALQ acompanharam, na manhã de 12 de março, a inauguração da unidade experimental de confinamento de bovinos leiteiros “Professor Vidal Pedroso de Faria” e a revitalização do Centro de Treinamento de Recursos Humanos do Departamento de Zootecnia.
O diretor da Escola, professor Luiz Gustavo Nussio, destacou durante o evento a importância do professor Vidal Pedroso Faria para a ESALQ. “O professor é uma referência profissional e de figura humana, que sempre teve disposição e comprometimento com a nossa instituição. Trata-se de um visionário que, junto a sua geração, construiu uma iniciativa que se distinguiu mais pela filosofia do que pelos bens materiais e, assim, cativou gerações. Promoveu a integração do conhecimento na produção de ruminantes, realçou o conceito de sistema de produção e reforçou a ideia de que harmonizar o todo e buscar o ganho coletivo revela-se como estratégia para promover ganhos individuais”, disse.
Ainda segundo Nussio, a nova instalação experimental está entre as maiores da América do Sul. “O local é desenhado para 60 animais adultos, com livre estabulação e acesso a cochos para consumo de alimentos e bebedouros com dispositivo de reconhecimento individual, que permitem acompanhamento do comportamento de ingestão do animal em tempo real”, explicou.