XVI Semana da Mobilidade do campus Luiz de Queiroz

Editoria:

De 22 a 27 de setembro, o campus da USP em Piracicaba realiza a XVI Semana da Mobilidade. O objetivo é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de incentivar as pessoas para que experimentem ao longo da semana, formas alternativas de mobilidade e segurança no campus. Ademais, as atividades visam contribuir para a redução de impactos ambientais, para a melhoria da saúde física e mental, além das relações sociais, entre outros benefícios.

Durante essa semana serão realizadas atividades educativas, tais como oficinas, teatro, atividades físicas e o incentivo ao uso do transporte coletivo do campus.

Para os participantes das atividades da semana e para aqueles que participarem a pé ou de bicicleta, será entregue um cartão para carimbar a presença. Recebendo 3 carimbos o participante terá direito a uma bisnaga de mel (apoio da Estação Experimental de Itatinga/LCF) e a partir de 4 carimbos concorrerá a uma bicicleta e a brindes.

A organização é da Comissão de Mobilidade Sustentável do Campus Luiz de Queiroz.

Pré-Evento

Sexta Feira (20/09)

7h00 às 8h00 - Entrega da programação da Semana da Mobilidade nas portarias para estimular a participação da comunidade - Local: Portarias do Campus “Luiz de Queiroz”;

12h00 às 13h00 - Entrega da programação da Semana da Mobilidade nas portarias e no restaurante universitário para estimular a participação da comunidade.

Início do Evento

Domingo (22/09)

8h00 às 9h30 – Passeio Ciclístico. Local: saída do estacionamento do ginásio. Local: acesso pela Avenida São João. Apoio: Mondini Bike e grupos de pedal.

Segunda Feira (23/09)

A partir das 7h30 - Início da campanha “Venha de Bike”

- Venha a pé ou de bicicleta para o Campus e concorra a uma bicicleta e outros prêmios. Para concorrer basta registrar-se na barraca da mobilidade, localizada no bolsão de estacionamento do Edifício Central. Três carimbos para o mel, quatro carimbos para o sorteio. Os carimbos serão realizados até o sorteio de brindes no dia 27/09.

A partir das 7h30 - Circulação gratuita do ônibus Azulão F60 (trajeto interno).

11h00 às 13h00 – Medição de pressão arterial (a confirmar). Local: Centro de convivência ao lado do restaurante universitário.

12h00 às 13h00– Prática de Yoga. Local: Centro de convivência ao lado do restaurante universitário do campus. Ministrante - Bartira Elia. A prática de Yoga proporciona bem-estar físico, mental e emocional aos praticantes, para que se tenha um momento de bem-estar na sua rotina semanal, proporcionando diversos benefícios e os incentivando a adotar um estilo de vida mais saudável.

Terça Feira (24/09)

7h00 às 7h30 – Alongamento pela mobilidade. Local: ginásio de esportes do SCPRAES/PUSP-LQ.

09h00 às 16h00 - Oficina de pequenos reparos em bicicleta. Local: Bolsão de estacionamento ao lado do Edifício Central do campus.

12h30 às 13h30 – Aula de MOVE FLOW. Local: Centro de convivência ao lado do restaurante universitário do campus. Ministrante: Analicia Foltran Guirão. Leveza, integração e alívio, por meio de movimentos específicos, utilizando bolas, é possível mobilizar todo o sistema facial do corpo, promovendo a liberação de bloqueios físicos e emocionais. Proporciona um alongamento suave e eficiente, abrindo espaços internos. Assim você vai sentir um grande alívio de dores e tensões; ajuda na melhora da autoestima, liberando emoções tóxicas, fortalecendo a imunidade!

Quarta Feira (25/09)

07h15 às 08h15 – Caminhada contemplativa pela mobilidade ativa. Local: saída em frente ao SCPRAES/PUSP-LQ.

A partir das 7h30 - Circulação gratuita do ônibus Azulão F60 (trajeto interno).

07h30 – Teatro da Mobilidade Sustentável com as Crianças do CCIn (com acompanhamento dos pais). Local: Centro de convivência ao lado do restaurante universitário.

7h30 às 9h30 – Medição de IMC pela equipe do SCPRAES. Local: SCPRAES/PUSP-LQ.

Quinta Feira (26/09)

07h00 às 7h30 – Alongamento pela mobilidade. Local: Ginásio de esportes do SCPRAES/PUSP-LQ.

12h30 às 13h30 - Prática de Yoga e Meditação. Ministrante: Prof. Flavio Gandara. Local: Centro de Convivência ao lado do restaurante universitário.

Sexta Feira (27/09)

7h30 às 9h30 – Medição de IMC (índice de massa corporal) pela equipe do SCPRAES. Local: SCPRAES/PUSP-LQ.

8h00 – Alongamento e atividade de Plogging no campus (caminhada com coleta de resíduos). Apoio: Pira no Plogging. Local: saída em frente ao Edifício Central do campus.

11h00 às 14h30 - Circulação gratuita do ônibus Azulão F60 (trajeto vai até a rotatória da Independência e volta ao campus).

13h00 às 13h30 – Encerramento com o Sorteio de Brindes para participantes da Semana da Mobilidade - Local: Bolsão de estacionamento do Edifício Central.