Programa apoia aluno de graduação com suporte em informática

Atendimento na sala Pró Aluno ocorre na Seção Técnica de Informática (Siesalq) crédito: Denise Guimarães

O acesso à internet nos campi da USP pode ser realizado de maneira presencial e remota. Prover estudantes de graduação com equipamentos e softwares é o objetivo principal do Programa Pró Aluno, ação da Pró-reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo, coordenado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) pela Seção Técnica de Informática (Siesalq).

Na Siesalq, o programa oferece aos estudantes uma sala equipada com computadores, conectados à internet e com ambiente com sinal wi-fi. Além de proporcionar ao corpo discente um ambiente saudável para estudos, o Pró Aluno oportuniza, ainda, bolsas de apoio para monitoria da sala.

Uma das monitoras é a estudante Thaime dos Santos Damião, aluna do curso de Ciências dos Alimentos. Além das atividades de monitoria, Thaime conta que o valor da bolsa a ajuda a complementar a renda para custar sua residência em Piracicaba. “Já morei em república durante a graduação, mas no começo do ano resolvi sair da Republica Marikota e morar sozinha”, conta Thaime. Além disso, ela conta sobre os benefícios que a atividade de monitoria proporciona para a sua formação e para sua vivência no campus.

“Realizar as atividades da monitoria e auxiliar no andamento da salinha pró-aluno me aproximam da comunidade esalqueana ao dar o apoio tecnológico necessário e estar a par dos avanços tecnológicos na universidade. Além disso, o cargo me ajuda com comunicação e funções como atendimento ao cliente que são essenciais para o mercado de trabalho”, complementa a estudante.

Outro monitor da Sala Pró Aluno é o estudante de Engenharia Agronômica Nicolas Gustavo da Cruz da Silva. Ele conta que o valor da bolsa o ajuda com as despesas de alimentação e de transporte de ônibus dentro de Piracicaba. “Além disso, aprendo a lidar com pessoas e aprimorar os conhecimentos com pacote office e programas na área de Estatística.

Seleção – o processo seletivo para o Programa Pró Aluno tem início sempre no mês de julho. Os contemplados recebem a bolsa por um ano, podendo ser renovada. Os selecionados deverão, ainda, cumprir 40 horas mensais de monitoria e atendimento ao usuário.

Mais informações pelo e-mail siesalq@usp.br ou pelo telefone 19 34294505.

Texto: Caio Albuquerque (3/5/2024)