Domingo de ciência e Tecnologia na Esalq

O segundo semestre deste ano inicia com uma tarde de domingo recheada de atividades que envolvem ciência, cultura e entretenimento para interessados em participar da programação que será desenvolvida na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Dia 4 de agosto, das 14h às 18h, acontecerá o ‘Domingo de Ciência e Tecnologia’, no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz e Clube de Ciências Luiz de Queiroz.

Diversos parceiros atuarão neste evento que integra a agenda de projetos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O ‘Domingo com Ciência e Tecnologia’ foi  idealizado em 2023, pelo Instituto PECEGE com a correalização do grupo de pesquisa e extensão CRECIN – Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza e do Museu Luiz de Queiroz.

Grupo CRECIN

Praça da Ciência – em mais uma edição da Praça da Ciência, serão oferecidos jogos gigantes  como xadrez, tangram, cai-não-cai, entre  outros. Já os experimentos serão

temáticos, falando de forma prática sobre matemática e física.

Instituto Federal de São Paulo – campus Piracicaba

Práticas sobre o Sol – terá telescópios para observar o Sol, além dos próprios colaboradores do Instituto que falarão sobre o relógio solar, astronomia e

as mudanças das estações e duração do dia e da noite.

Art Cirque Produções

Práticas circenses – Tudo é ciência! O circo e a física estão lado a lado. Equilíbrio, movimento, força, uma vivência e atividades circenses para que o público teste na prática, os conceitos da física. Tuso será representado pela  Art Cirque Produções, uma escola de circo de Araraquara-SP, colaboradora do Museu e do grupo CRECIN.

Museu Luiz de Queiroz

Exposição “Desvendando a Matemática” – a nova exposição do Museu estará disponível para visitação, com monitorias realizando práticas sobre essa área.

Acervo – o acervo do Museu passou por mudanças. Uma nova sala foi liberada com novos itens e conteúdos. Já outras, receberam novos objetos para exposição e visitação do público.

Comissão Técnica Permanente de Prevenção e Controle da Febre Maculosa Brasileira no Campus Luiz de Queiroz

A Campanha de Combate à Febre Maculosa, que aconteceu durante os finais de semana do mês de julho, estará presente com sua equipe para alertar sobre os riscos da presença do carrapato estrela em áreas afastadas e também de grande circulação. Essa equipe estará pronta para responder dúvidas sobre a doença e a forma de como a administração no Campus Luiz de Queiroz mantém as áreas indicadas para lazer livres de carrapatos. Vale destacar que os sintomas da febre maculosa se manifestam com dores nas articulações, cansaço, febre alta e manchas vermelhas pelo corpo.

Domingo de Ciência e Tecnologia

Dia 04/08/2024

Entrada gratuita e sem necessidade de agendamentos

Informações: museulq@usp.br

Redes sociais - Instagram

@crecin.esalq @museulq

Realização

O projeto foi idealizado pelo Instituto Pecege e conta com a coparticipação da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp), Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus Piracicaba, Esalq e do Instituto BioSistêmico (IBS). Além das instituições envolvidas, o projeto conta com o aporte de recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, por meio do Governo Federal.

Divisão de Comunicação – DvComun (Esalq/USP)

Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Esalq (SVCEx)

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP)

Instituto Federal de São Paulo (IFSP)