Conferência abordará a proteção do meio ambiente nas normas dos acordos de comércio e investimentos

Com o objetivo de estimular a reflexão sobre o importante papel desempenhado pelos Acordos de Comércio e Investimentos como instrumento de proteção do Meio Ambiente, a Profa. Carmen Otero Garcia-Castrillón, catedrática de Direito Internacional, da Universidade Complutense de Madri, estará no Campus Luiz de Queiroz para a realização da conferência ‘A proteção do Meio Ambiente nas Normas dos Acordos de Comércio e Investimentos’.

A temática da conferência vincula-se à atuação acadêmica da catedrática, que é professora visitante do PPG Interunidades em Ecologia Aplicada, iniciativa que congrega atividades da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP).

Na ocasião, a conferencista terá oportunidade de demonstrar, no idioma espanhol, a estreita relação entre o Direito Internacional e o Direito Ambiental, ao discorrer sobre a preservação do meio ambiente nas normas dos acordos de comércio e investimentos.

A apresentação é uma iniciativa conjunta do Programa de Pós-Graduação (PPG) Interunidades em Ecologia Aplicada (Esalq/Cena), do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq e do Grupo de Pesquisa e Extensão em Direito ESALQ Juris.

A conferência, gratuita, é voltada aos discentes e docentes da Esalq e do Cena, à comunidade acadêmica e ao público em geral. Informações e inscrições até 25 de junho de 2024 em https://www.esalqjuris.org/evento/2024-2/ .

A Conferencista

Catedrática de Direito Internacional da Universidade de Madri. É doutora pela Universidade Complutense de Madri e mestre pela Universidade de Amsterdan. Sua atuação profissional, internacionalmente reconhecida, esteia-se na investigação científica, na docência em turmas de graduação e pós-graduação, e em atividades de gestão desempenhadas na Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madri. Nos últimos anos, tem desenvolvido atividades de pesquisa em universidades espanholas, sul-americanas e europeias.

Dia: 26 de junho de 2024

Local: Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da Esalq